Haloterapia como terapia alternativa: Princípios básicos
A Haloterapia ou Terapia de Sal é um tipo de tratamento de terapia alternativa que consiste na utilização terapêutica de minas e grutas de sal na forma de exposição a um ambiente atmosférico salino. Há séculos reconhecem essa terapia como uma abordagem natural para aliviar os sintomas de várias queixas relacionadas a enfermidades respiratórias, dermatológicas ou alérgicas.
A inalação de partículas de sal muito finas é o princípio básico da Haloterapia moderna. Dentro de uma sala em formato de gruta de sal, que é uma reprodução das grutas subterrâneas, as pessoas realizam as sessões terapêuticas, e as mais recentes inovações tecnológicas confirmam a eficácia delas.
Os depósitos minerais naturais de halita são consequência da evaporação de antigos lagos e mares. O sal de minerais não refinado, inclui concentrações variáveis de sais minerais como cálcio e magnésio, manganês e sulfatos, que têm propriedades terapêuticas adicionais, dependendo da fonte.
As características especiais do microclima de uma mina de sal incluem a temperatura do ar estável, humidade e falta de poluentes no ar, como pólen, e são únicas em cada mina.
Considera-se que o fator curativo principal deste microclima é o aerossol seco do cloreto de sódio (sal). Utiliza-se um sal de vácuo especialmente puro, produzido para aplicações farmacológicas exigentes. A diretiva da U.E. Nº CE 93/42 EEC reconhece e certifica a Haloterapia.
Ao redor do mundo: Locais de prática e registros históricos
Existem registos de melhorias na respiração em mineiros em tempos Romanos e medievais. O Dr Feliks Boczkowski, um médico na mina de sal Wieliczka na Polónia, screveu em 1843 que os mineiros dessa mina não sofriam de doenças pulmonares e o seu sucessor instalou um spa baseado nessas observações.
A aplicação moderna desta terapia teve início na Alemanha quando o Dr. Karl Hermann Spannagel notou melhoras na saúde dos seus pacientes, depois que eles se esconderam na mina Kluterthöhle karst para escapar ao bombardeamento. Atualmente, as pessoas praticam a haloterapia em locais como Low Tatras|Bystrianska na Eslováquia, Wieliczka na Polônia e Solotvyno na Ucrânia.
Em Portugal, as minas de sal gema de Loulé já são há muito visitadas por portugueses e estrangeiros por razões terapêuticas e existe no momento um projeto para a implementação de clínicas públicas para asmáticos.
Predominantemente no leste da Europa, as pessoas têm utilizado a inalação de sal como um caminho natural para reduzir os sintomas de doenças respiratórias e doenças de pele. É muito natural para quem sofre destas doenças visitar cavernas de sal para extrair os benefícios de um ambiente com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórios e de modulação do sistema imune.
Nossa terapia e benefícios: Conheça a CliniSal
Em resumo, a Haloterapia é uma abordagem natural e reconhecida para aliviar os sintomas de diversas condições respiratórias, dermatológicas e alérgicas. As sessões terapêuticas são realizadas em salas de sal, onde os pacientes inalam partículas de sal muito finas, que ajudam a melhorar a respiração, a pele e o sistema imunológico.
Nossa biomédica @denisebeatrizutzig explica para que serve a haloterapia e ressalta que também auxilia na melhora do sistema imunológico.