Curiosidades sobre a Haloterapia

A haloterapia é uma técnica de terapia alternativa que utiliza o sal para tratar problemas respiratórios, como asma, bronquite e sinusite. Pessoas utilizam a haloterapia há séculos, principalmente em países da Europa Oriental, apesar de parecer uma prática recente. Desde Hipócrates, o pai da medicina, até Felix Botchkovsky, que observou os efeitos terapêuticos do ambiente das minas de sal, reconhecemos os benefícios da haloterapia para melhorar a saúde respiratória. Neste contexto, listamos algumas curiosidades sobre a haloterapia e sua história que podem surpreender você.

  • O pai da medicina, Hipócrates, foi conhecido por usar sal na cura de problemas respiratórios dos seus pacientes;
  • Durante a Idade Média, descobriram a haloterapia, que predomina nos países da Europa Oriental;
  • Observou-se o poder de cura do sal nos abrigos subterrâneos no final da Segunda Guerra Mundial;
  • No século 19, observou-se que os trabalhadores das minas de sal tinham menos problemas respiratórios do que o restante da população, o que levou ao aumento da popularidade da terapia com sal;
  • Dependendo de cada caso, recomenda-se geralmente de 5 a 10 sessões com manutenções periódicas.

A Haloterapia além dos benefícios terapêuticos às doenças respiratórias, também ajuda a reduzir ou até mesmo evitar o uso de medicamentos à base de cortisona, corticosteróides e anti-histamínicos. Estes, além de mais caros, produzem efeitos secundários nocivos e resistência do organismo, que ao deixarem gradualmente de fazer efeito, estes medicamentos vão sendo substituídos por outros, normalmente mais agressivos.

Se você sofre de algum desses problemas e quer experimentar um tratamento natural e sem efeitos colaterais, considere consultar um de nossos profissionais de saúde e experimentar a Haloterapia. Cuide da sua saúde de forma natural e eficaz!